Sobre a metodologia para pesquisa interdisciplinar e abordagem de problemas complexos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Damián Ignacio Berridy
Armando Fernández Guillermet

Resumo

Estuda-se a metodologia interdisciplinar para a pesquisa e o tratamento de problemas complexos. Para isso, é introduzida a noção de "problemas interdisciplinares" e são estabelecidas as premissas terminológicas e conceituais para sua abordagem. Depois, é feita uma análise crítica das principais concepções teórico-metodológicas presentes no trabalho de três autores “clássicos”: Rolando García, Gérard Fourez e Michael Gibbons. Com base nessas premissas, é elaborada uma nova metodologia que envolve: (i) o estabelecimento de “acordos” (epistemológicos, metodológicos e axiológicos); e (ii) a adoção de uma estratégia de abordagem iterativa (não linear), resumida em um “modelo ideal” que inclui várias instâncias ou “momentos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Berridy, D. I., & Fernández Guillermet, A. (2024). Sobre a metodologia para pesquisa interdisciplinar e abordagem de problemas complexos. Revista Latinoamericana De Metodología De Las Ciencias Sociales, 14(1), e143. https://doi.org/10.24215/18537863e143
Secção
Artículos

Referências

American Sociological Association (1937). Research Projects and Methods in Educational Sociology. The Journal of Educational Sociology, 11(4), 249-252. DOI: https://doi.org/10.2307/2262581

Becerra, G y Castorina J. A. (2016). Acerca de la noción de “marco epistémico” del constructivismo. Una comparación con la noción de “paradigma” de Kuhn. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, 11(31), 9-28. DOI: https://doi.org/10.52712/issn.1850-0013-477

Berridy, D. y Fernández Guillermet, A. (2018). Notas sobre la tradición intelectual interdisciplinaria en contextos de educación, producción de inteligibildad y crítica social: de los orígenes a la actualidad latinoamericana. RELIGACIÓN Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 3(9), 149-163. Recuperado de https://www.redalyc.org/journal/6437/643766991012/html/

Berridy, D. y Fernández Guillermet, A. (2021a). Bases para una taxonomía de las formas de integración epistemológica entre disciplinas: Desarrollo de la tradición “clásica” en América Latina. Utopía Y Praxis Latinoamericana, 26(94), 198-214. Recuperado a partir de https://produccioncientificaluz.org/index.php/utopia/article/view/36119

Berridy, D. y Fernández Guillermet, A. (2021b). Interacción y Convergencia de Saberes en la tradición “Clásica” sobre Interdisciplinariedad: Un esquema de sistematización conceptual. Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales, 11(2), e095. https://doi.org/10.24215/18537863e095 DOI: https://doi.org/10.24215/18537863e095

Brunetti, J. (2013). “Thomas Kuhn: ¿epistemólogo o psicólogo de la ciencia?”. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad -CTS, 8(22), 191–212.

Bursztyn, M., y Drummond, J. (2014). Sustainability science and the university: Pitfalls and bridges to interdisciplinarity. Environmental Education Research, 20(3), 313–332. DOI: https://doi.org/10.1080/13504622.2013.780587

Caudill, W., y B.H. Roberts (1951). Pitfalls in the Organization of Interdisciplinary Research. Human Organization, 10(4), 12-15. DOI: https://doi.org/10.17730/humo.10.4.088p7235564556x1

Follari, R. (1982). Interdisciplinariedad (los avatares de la ideología). México: UAM Azcapotzalco.

Follari, R. (2015). Acerca de la interdisciplina: posibilidades y límites. INTER DISCIPLINA, 1(1), 111-130. https://doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2013.1.46517 DOI: https://doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2013.1.46517

Follari, R. (2022). La evanescencia de lo imprescindible. En D. González Fernández (Ed.), Investigación Interdisciplinaria: Enfoques, métodos, propuestas y experiencias (pp. 27-43). Chile: Gráfica Metropolitana.

Fourez, G. (2005). Alfabetización científica y tecnológica (1ª ed, 3ª reimpr.). Buenos Aires: Ediciones Colihue.

Fourez, G. (2006). La construcción del conocimiento científico: Sociología y ética de la ciencia (4ta ed.). España: Narcea Editores.

Fourez, G., Englebert-Lecompte, V. y Mathy, P. (1998). Saber sobre nuestros saberes. Buenos Aires: Ediciones Colihue.

García, R. (2006). Sistemas complejos. Conceptos, método y fundamentación epistemológica de la investigación interdisciplinaria. Barcelona: Gedisa.

García, R. (2011). Interdisciplinariedad y sistemas complejos. Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales, 1(1), 66-101. Recuperado de https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.4828/pr.4828.pdf

Gibbons, M., Limoges, C., Nowotny, H., Schwartzman, S., Scott, P. y Trow, M. (1997). La nueva producción del conocimiento. La dinámica de la ciencia y la investigación en las sociedades contemporáneas. Barcelona: Pomares- Corredor.

Giordano Lerena, R., y Fernández Guillermet, A. (2022). Technological and social development projects as drivers for local innovation micro-ecosystems. Ingeniería Solidaria, 18(2), 1-25. https://doi.org/10.16925/2357-6014.2022.02.07 DOI: https://doi.org/10.16925/2357-6014.2022.02.07

Hidalgo, C. (2016). La Universidad de Buenos Aires y la interdisciplina. INTER DISCIPLINA, 4(10), 109-128. https://doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2016.10.57754 DOI: https://doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2016.10.57754

Hidalgo, C. (Edit.) (2018). Encrucijadas interdisciplinarias. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fundación CICCUS, CLACSO.

Klein, J. T. (1990). Interdisciplinariety: history, theory and practice. Detroit, Wayne State: University Press.

Klein, J.T. (2001). Interdisciplinarity and the Propect of Complexity: The Tests of Theory. Issues in Integrative Studies, 19, 43-57. Recuperado de https://our.oakland.edu/items/83fa7af8-aefd-423b-aa88-8525a3805282

Klein, J.T. (2013). The State of the Field: Institutionalization of Interdisciplinarity. Issues in Interdisciplinary Studies, 31, 66-74.

Klein, J. T. (2017). Typologies of Interdisciplinariety: The Boundary Work of Definition en The Oxford Handbook of Interdisciplinarity (second edition). Oxford: Universtiy Press. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780198733522.013.3

Klein, J. T. y Falk-Krzesinski, H. (2017). Interdisciplinary and collaborative work: framing promotion and tenure practices and policies. Research Policy, 46(6), 1055-1061. https://doi.org/10.1016/j.respol.2017.03.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.respol.2017.03.001

Kuhn, T. S. (1970). La Estructura de las Revoluciones Científicas. México: FCE.

Laudan, L. (1977). El progreso y sus problemas: Hacia una teoría del crecimiento científico. Ediciones España: Encuentro, S.A. ISBN 84-7490-141-3.

Lyall, C. (2019). Being an Interdisciplinary Academic: How Institutions Shape University Careers. London: Palgrave Macmillan. https://doi:10.1007/978-3-030-18659-3 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-18659-3

Mackey, J.L (2002). Rules Are Not the Way to Do Interdisciplinarity: A Response to Szostak. Issues in integrative Studies, 20, 123-129.

Mcleish, T. y Strang, V. (2016). Evaluating interdisciplinary research: the elephant in the peer-reviewers’ room. Palgrave Commun, 2, e16055. https://doi.org/10.1057/palcomms.2016.55 DOI: https://doi.org/10.1057/palcomms.2016.55

Newell, W.H. (2001). A Theory of Interdisciplinary Studies. Issues in Integrative Studies, 19, 1-25.

Newell, W.H. (2007). Decision-making in interdisciplinary studies. En G.Morçöl (Ed.), Handbook of decision making (pp.245-264). Boca Raton, FL: Press/Taylor & Francis Group. DOI: https://doi.org/10.1201/9781420016918.ch13

Newell, W.H. (2013). The State of the Field: Interdisciplinary Theory. Issues in Interdisciplinary Studies, 31, 22-43.

Piaget, J., y García, R. (1982). Psicogénesis e historia de la ciencia. México: Siglo XXI.

Rodríguez Zoya, L. (2017a). Contribución a la crítica de la teoría de los sistemas complejos: bases para un programa de investigación. Estudios Sociológicos de El Colegio De México, 36(106), 73–98. https://doi.org/10.24201/es.2018v36n106.1530 DOI: https://doi.org/10.24201/es.2018v36n106.1530

Rodríguez Zoya, L. (2017b). Complejidad, interdisciplina y política en la teoría de los sistemas complejos, de Rolando García. Civilizar Ciencias Sociales y Humanas, 17(33), 221-242. https://doi.org/10.22518/16578953.910 DOI: https://doi.org/10.22518/16578953.910

Rodríguez Zoya, L. y Rodríguez Zoya, P. (2019). Problematización y problemas complejos. Gazeta de Antropología, 35(2). Recuperado de http://hdl.handle.net/10481/59082

Sills, D. (1986). A Note on the Origin of “Interdisciplinary". Social Science Research Council. Items, Insights from the Social Sciences. Recuperado de https://items.ssrc.org/from-our-archives/a-note-on-the-origin-of-interdisciplinary/

Social Science Research Council (1926). Report for the Year 1925 Made to the American Political Science Association. American Political Science Review, 20(1), 185-189. https://doi.org/10.2307/1945118 DOI: https://doi.org/10.2307/1945118

Social Science Research Council (1930). Sixth Annual Report. 1929-1930

Social Science Research Council (1937). Report on the History, Activities, and Policies of the Social Science Research Council. En Louis Wirth, Committee on the Review of Council Policy, RAC, Accession 2, Series 1, Subseries 1, Box 5, Folder 29, 150-155.

Szostak, R. (2002). How to Do interdisciplinarity: Integrating the Debate. Issues in Integrative Studies, 20, 103-122.

Vienni Baptista, B (2016). Los estudios sobre interdisciplina: Construcción de un ámbito en el campo de ciencia, tecnología y sociedad. Redes: Revista de estudios sociales de la ciencia, 21(41), 141-175. Recuperado de http://ridaa.unq.edu.ar/handle/20.500.11807/343

Vienni Baptista, B. (2018). Interdisciplina: ¿Moda o nuevo horizonte epistemológico? Revista Hemisferio Izquierdo, Ciencia e Izquierda. Recuperado de: https://www.hemisferioizquierdo.uy/single-post/2016/05/03/Editorial-Hemisferio-Izquierdo

Vienni Baptista, B. y Goñi Mazzitelli, M. (2021). Aportes para los estudios sobre interdisciplina y transdisciplina: modalidades, estrategias y factores para la integración. Utopía y Praxis Latinoamericana, 26(94), 110-127. Recuperado de https://produccioncientificaluz.org/index.php/utopia/article/view/36113

Welch, J. (2018). The Impact of Newell’s “A theory of Interdisciplinary Stuudies”: Reflection and Analysis. Issues in Interdisciplinary Studies, 36(2), 193-211.